Blog 14 Julho 2017

Alimentação saudável no inverno

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Será que realmente sentimos mais fome no inverno?

Chegou a estação do ano onde o chocolate quente, vinhos, queijos, alimentos mais calóricos como sopas, fondue, quitutes de festa juninas fazem parte do cardápio e da nossa cultura. Preparações ricas em gordura e açúcar. O inverno é a estação do ano que mais ouvimos a desculpa que o corpo demanda mais energia. Será? Vamos lá.

No inverno, como a temperatura cai, o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo quentinho. É por isso que sentimos mais fome! Apesar da justificativa parecer justa, os exageros gastronômicos irão refletir na sua saúde, não só na balança, pois, alimentos deste tipo ajudam a desencadear aumento nos níveis lipídicos e glicêmicos, logo pode ocorrer resistência à insulina, hipertrigliceridemia, hipertensão e dislipidemias.

Então vamos a algumas dicas para você driblar sua fome e manter-se saudável:

- Consuma sopas elaboradas com vegetais e legumes cozidos, acrescente folhas como agrião, couve, repolho ou espinafre. Além disso os temperos são nossos aliados, ajudam a manter as doenças típicas desta época longe de nós. Prefira ervas naturais, nada de temperos industrializados e ricos em sódio. Use temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, curry, páprica, alho e cebola. Eles vão ajudar a aquecer seu corpo. Cuidado com as massas e pães para acompanhar sua sopa. Acrescente uma boa fonte de proteína (peito de frango, peixe ou carnes mais magras); Não caia na armadilha de colocar creme de leite e muito queijo, isso tornará sua sopa mais calórica.

- Chocolate quente, o queridinho do frio. Use leite desnatado ou whey protein ou bebidas vegetais (arroz, aveia, amêndoas) com cacau e canela. Achocolatados não, por favor!

-Chás são uma boa pedida. Lembra o aconchego da casa da vovó, não é mesmo? A questão aqui são os biscoitinhos que acompanham este chás e o açúcar adicionado. Hahaha Shirlei e você quer que eu tome chá sem nada!? Claro que não, você pode optar por biscoitos integrais, bolos caseiros com frutas e adoçar com stévia ou xilitol. Acrescente gotas de limão. Ficam deliciosos e auxiliam sua saúde. Que tal um quentão fit? Crie sua receita usando: canela, gengibre, hibiscos, maçã, suco de uva e cravo. Vai ver que nem precisa adoçar.

- Não esqueça de tomar água, ela é tão necessária no inverno quanto no verão;

- Faça atividade física, apesar da preguiça, lembre-se de cuidar do seu corpo para chegar bem no verão.

-E as frutas? Prefira as frutas da estação, elas estão bem mais nutritivas. Precisamos respeitar os ciclos da natureza. Que tal aquecê-las e salpicar canela ou gengibre? Abaixo cito algumas frutas com dicas simples para você se inspirar:

  

Morango: Por seu baixo teor de calorias, é muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanches. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos.


Laranja lima:
 Rica em vitamina c, essa fruta tem muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Ela também é indicada para controle do colesterol, para regular o intestino e para melhorar o sistema circulatório. Que tal acrescentar no chá?

 
Pera:
 Rica em fibras, essa fruta é de fácil digestão. Além disso, é indicada pra quem quer emagrecer porque ajuda a reduzir o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo seu baixo índice glicêmico, ela também favorece o combate da diabetes, pois é das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue. Experimente assá-la com canela salpicada. Esta é um super dica para quem está com vontade de comer doces.


Berinjela:
 É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, é uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon. Uma lasanha com este alimento cai bem no inverno!


Batata-doce:
 fonte de energia por ser um carboidrato saudável de baixo índice glicêmico. Use-a para fazer aquela sopa quentinha com outros vegetais.

 
Palmito:
 É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos.


Inhame:
 É uma boa fonte de vitamina B6, nutriente necessário para ajudar a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão adequada desse alimento reduz o risco de doença cardíaca, ajuda o organismo no processo de detoxificação.

Aproveite e veja nossa receita de sopa de abóbora na aba “receitas”.

Viva seu inverno com saúde! Tenha um verão pra vida toda.

Com carinho,

Shirlei de Jesus

Nutricionista e Coach

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