Blog 12 Março 2018

Aproveitamento Integral dos alimentos

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Vamos aproveitar integralmente os alimentos?

Com o aproveitamento integral dos alimentos é possível reduzir o custo das preparações, contribuir para a diminuição do desperdício alimentar, aumentar o valor nutricional e tornar possível a elaboração de novas preparações.

ANTES DE COMEÇAR:
1. Lavar bem as mãos antes de começar o preparo dos alimentos.
2. Higienizar bem o local de trabalho e utensílios, lavando e passando álcool 70%, antes e depois da tarefa.
3. Não utilizar tábua e demais utensílios de madeira. O polietileno (plástico resistente) é o material mais indicado para tábuas, colheres e cabos de facas.

PRÉ-PREPARO:
O pré-preparo compreende todos os processos realizados anteriormente ao consumo ou à cocção dos alimentos, sendo estes: a limpeza, a lavagem e os cortes.

• Um bom exemplo da perda dos nutrientes nesta etapa é o hábito de descascar e picar batata, cenoura e beterraba antes de cozinhá-las.

Isto porque a casca funciona como uma barreira de proteção e, além disso, quanto menos picados forem os alimentos, menor a exposição e, portanto, menores são as perdas nutricionais.

• É importante também ter uma maior preocupação com que o que é consumido cru, como frutas e algumas verduras, lavando-as e higienizando-as bem, pois não passarão por mais nenhum processo capaz de eliminar possíveis contaminantes.

• Não ter contato de alimentos crus e cozidos no mesmo utensílio, pois ocorre contaminação cruzada. Se tiver que usar, lave bem os utensílios antes de usá-los para outras funções.

• Proteger os alimentos em preparação ou prontos, para garantir que estejam sempre tampados, com filmes plásticos ou papéis impermeáveis.

• Todos estes passos vão garantir que o alimento não perca seus nutrientes e que não seja contaminado durante o processo.

COCÇÃO:

Para obter uma alimentação mais nutritiva, valem as seguintes dicas de cocção:

• No cozimento do arroz acrescente verduras.

• Não despreze a água do cozimento de legumes. Você pode reutilizá-la em sopas, ou até mesmo na preparação do arroz ou no cozimento de massas, por exemplo.

• Cozinhar legumes com casca, como no caso da cenoura, beterraba, nabo e abóbora no feijão. Os legumes devem ser bem higienizados antes da cocção. Ao final da cocção, a beterraba pode ser consumida como salada. Basta apenas descascá-las e servir.

• Cozinhe os alimentos com pouca água e em curto tempo. Sempre que possível optar pelo cozimento a vapor. Existem panelas específicas (elétricas ou convencionais) que auxiliam neste processo.

• Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los e em pedaços maiores.

• Deve-se descascar os talos do brócolis. Este processo fará com que necessite menos tempo para o cozimento, e assim, preservação dos nutrientes.

Outras dicas interessantes e válidas para aproveitamento de nutrientes:

• Rasgue as folhas, como as de alface, ao invés de cortá-las com faca. O aço inoxidável contribui para a oxidação das folhas (escurecimento).

• Beba sucos naturais de frutas logo após seu preparo, para que seja evitado o início de reações que possam destruir os nutrientes devido ao contato com o ar. Preferivelmente sem coar e sem açúcar branco. Diminua o consumo de açúcar. Caso opte por adoçar, prefira o demerara, açúcar de coco ou mascavo. 

• Ao grelhar carnes, comece com o fogo alto. Isso leva a formação de uma crosta que retém os sucos nutritivos em seu interior.

• Ao comprar as oleaginosas: evite os potinhos transparentes, prefira os que estão no fundo da prateleira (mais protegidos da luz), armazene na geladeira em um pote escuro (ficam bem conservadas por até dois meses) e prefira as que foram embaladas recentemente.

Nada se perde, tudo se cozinha! Prefira alimentos orgânicos. Até nosso próximo post. 

Com carinho, 

Shirlei de Jesus

 

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