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Blog 02 Janeiro 2020

Conheça os benefícios dos power shots para sua saúde

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O que são shots?

Essa é uma pergunta frequente no consultório: Nutri, o que são shots? Vamos desvendar esse mistério!

Shots são doses pequenas e concentradas de nutrientes naturais incluídas no plano alimentar. Pode ser usado para várias estratégias nutricionais: antioxidantes dentre as quais: termogênicas, anti-inflamatórias, energizantes, melhora da imunidade e otimização do emagrecimento.

Alimentos como limão, gengibre, algas, vinagre de maçã, cúrcuma são excelentes exemplos que podem ser adicionados às receitas e tem muitos outros logo abaixo.

Quais os Benefícios?

  • Super Prático
  • Ajuda na limpeza das toxinas do organismo
  • Riquíssimo em nutrientes de forma concentrada
  • Dose única a ser ingerida (cerca de 50ml)
  • Versátil (as combinações podem atender a vários objetivos)

Como preparar?

Você vai usar pequenas porções de cada ingrediente conforme prescrição nutricional e objetivos almejados. (Vou deixar algumas receitas aqui pra você). Base líquida e sólidos são usados para compor a mistura.

Quando devo tomar?

Recomendo tomar 15minutos a 30 minutos antes das refeições, preferencialmente pela manhã antes do café, mas isso não é regra, pois se você usar um shot energizante, por exemplo, ele pode ser ingerido antes do treino ou quando bater aquele cansaço mental no fim da tarde.

Quem pode consumir?

Como tudo na nutrição depende! Depende dos nutrientes que compõe a receita, do tipo de problemas de saúde do indivíduo ou remédios ingeridos. Por exemplo, quem tem hipertensão pode não ser uma boa ideia consumir gengibre, canela, matchá. Já para as pessoas que tem gastrite, ulceras, esofagite não é recomendado usar limão, cúrcuma, dentre outros. Por isso é sempre bom consultar seu nutricionista de confiança. Nem tudo que reluz é ouro.

Se você está com sua saúde em dia, pode consumir tranquilamente. Lembrando que eles não vão fazer milagres. Tenha doses de saúde em todas as suas refeições. Além disso não se esqueça de praticar exercícios, hidratar-se, dormir bem e pensar positivo.

Posso comprar pronto?

Sim! Existem excelentes combinações disponíveis em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais. Se você realmente prioriza praticidade e não curte ir para cozinha, pode compra-los.

Sugestão de receitas:

Abaixo deixo pra você algumas receitas que entrego aos meus pacientes. Os shots abaixo auxiliam como antioxidantes, termogênicos, anti-inflamatórios, melhoram a imunidade, como também otimizam nossa detoxficação. Faça rodizio das receitas, nosso corpo não gosta de monotonia alimentar.

Shot clássico: sumo de meio limão ou 01 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico + 50ml de água filtrada. Misture em um copo pequeno os ingredientes e tome em jejum. Dentro deste shot adicione outros ingredientes em pó. Veja sugestões a seguir:

Energéticos e termogênicos:

Shot energético e termogênico 01: 01 colher de chá de gengibre ralado ou em pó +1/2 colher de café de cúrcuma + 02 colheres de sopa de limão + 01 pitada de pimenta do reino ou pimenta caiena + 1/4 de colher de café de canela em pó 

Shot super energia: 01 colher de café de Matchá + 01 colher de chá de óleo de coco ou lótus de coco ou MCT ou Brain octane oil + 50ml de água morna ou água de coco (no caso de água fria melhor bater o mixer ou liquidificador);

Shot Golden  milk: (01 colher de chá de mel ou melado de cana ou néctar de coco +1/4 de colher de chá de açafrão +1/4 de colher de chá de gengibre +1/4 de colher de chá de cardamomo + 1/4 de colher de chá de canela +02 colheres de sopa de leite de coco em pó + 100ml de água morna) 

Shot acelera metabolismo: 01 colher de sobremesa de Cacau 100% + 01 colher sobremesa de mel + canela a gosto + 01 colher de sopa de leite de coco em pó +água morna +01 pitada de cardamomo

Para melhorar imunidade:

 Shot imunidade: 1/2 limão + 01 colher de mel + 01 colher de café de açafrão 

Shot imunidade 02: 01 sachê de aminnu (suplemento proteico de aminoácidos) ou 01 de colágeno hidrolisado + 1/2 colher de cúrcuma em pó +01 colher de sobremesa de pólen ou 20 gotas de própolis 

Shot imunidade 03: 01 colher de sopa de Ora pronobis em pó + sumo de laranja de meia laranja

Shots Anti-inflamatórios e antioxidantes:

Shot anti-inflamatório: 01 colher de vinagre de maçã orgânico + 01 colher de chá de moringa em pó + 01 colher de café de canela em pó + 02 colheres de água 

Shot antioxidante: 1/4 de xícara de frutas vermelhas (pitaya ou morangos ou mirtilos ou framboesas ou amoras) + 01 colher de café de gengibre 

Shots para saúde gastrointestinal:

Shot digestivo: 1 kiwi + 01 colher de café de gengibre + folhas de hortelã +01 colher de sopa de sumo de limão

Shot digestivo 02: 01 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico + 01 punhado pequeno de folhas de hortelã + 01 colher de gengibre ralado

Shot intestinal: 01 cápsula de carvão ativado + 50ml de chá de espinheira santa ou camomila 

Protetor gástrico: 40ml de gel de Aloe vera concentrado(adquirir em lojas de produtos naturais), caso tenha em casa tenha certeza que pode ser consumida e retire toda a parte verde, pois é venenosa. Acrescente tintura de espinheira santa ou chá concentrado.

Detox:

Shot diurético: ½ colher de café de canela + ½ colher de gengibre em pó +1/2 limão espremido +50ml de chá de hibiscos

Shot Detox 01: 1/4 de talo de salsão + 1/4 de maçã verde + 1/2 limão + 01 colher de café de gengibre -bata tudo no liquidificador, peneire e consuma 

Shot Detox 02: 01 colher de café de spirulina ou moringa + 50ml de sumo de laranja ou limão ou vinagre de maçã

 Gostou das dicas?

Experimente e depois me conte aqui nos comentários como sentiu os benefícios em sua saúde. Vou adorar saber.

Com carinho,

Shirlei de Jesus

Referências:

Cardoso J., et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.vitafor.com.br/EMKT/boletim/termog%C3%AAnico.pdf;

Aguiar, A. V. et al. Principais termogênicos naturais e sua ação na prevenção e tratamento da obesidade. Disponível em: https://even3.azureedge.net/anais/41077.pdf;

Anjo, D. F. C. Functional foods in angiology and vascular surgery. J Vasc Br 2004;3(2):145-54. Disponível em: http://jvascbras.com.br/pdf/04-03-02/04-03-02-145/04-03-02-145.pdf;

Costa, P. R.F., Monteiro, A. R. G. Benefícios dos antioxidantes na alimentação. Rev. Saúde e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 87-90, jan./abr. 2009 – ISSN 1983-1870. Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/996/727;

Catania, A.S., Barros, C.R., Ferreira, S.R.G. Vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e risco cardiometabólico: controvérsias e perspectivas. Arq Bras Endocrinol Metab. 53(5):550-9, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004 27302009000500008&script=sci_abstract&tlng=pt.

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